Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI celebra o Dia Mundial da Metrologia
Início do conteúdo da página

nt01 p02 180529

No dia 21 de maio de 2018, o IFI comemorou o Dia Mundial da Metrologia, marco histórico que enaltece as atividades da Ciência da Medição. No Comando da Aeronáutica, a metrologia é normatizada pelo Sistema de Metrologia Aeroespacial, tendo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como Órgão Central do sistema e o IFI, braço executor nas áreas da aeronáutica, defesa e espaço.
A data foi comemorada com a palestra proferida pelo engenheiro Ricardo Sutério, Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, com o tema “A Metrologia no contexto espacial e os aspectos da importância da acreditação laboratorial”.

nt01 p03 180529

Saiba mais - O dia 20 de maio é o Dia Mundial da Metrologia que comemora o aniversário da assinatura da Convenção do Metro, em Paris, realizada a 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações, entre os quais Brasil.
A Convenção do Metro permitiu criar as bases de um sistema mundial de medições confiável, essencial para a ciência, a inovação, a produção industrial, o comércio internacional, bem como para a melhoria da qualidade de vida e a proteção do ambiente.
O tema escolhido para 2018 é “Em Constante Evolução – Sistema Internacional de Medidas”, o qual marca o início oficial de uma campanha de consciencialização de uma das maiores mudanças no Sistema Internacional de Unidades desde a sua criação.
O Dia Mundial da Metrologia é uma manifestação anual, em que mais de 80 países comemoram o impacto das medições na nossa vida cotidiana. Cada ano, o Dia Mundial da Metrologia é organizado e celebrado, em conjunto pelo BIPM e pela OIML, com a participação de organizações nacionais envolvidas na Ciência da Medição.

nt01 p01 180529

Fim do conteúdo da página