Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI CELEBRA O DIA MUNDIAL DA METROLOGIA
Início do conteúdo da página

nt01

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial comemora o Dia Mundial da Metrologia, nesta quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, como o marco histórico que enaltece as atividades da Ciência da Medição.

No Comando da Aeronáutica, a metrologia é normatizada pelo Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), tendo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como Órgão Central do sistema e o IFI, braço executor nas áreas da Aeronáutica, Defesa e Espaço.

nt02 200520                          nt03 200520                          nt04 200520

Foi em 20 de maio de 1875 que 17 países (incluindo o Brasil) assinaram a Convenção do Metro em Paris, estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).

Neste dia, realizam-se atividades de metrologia por todo o mundo subordinadas a um tema anual.

nt01 200520.redimensionadoO tema deste ano é “Medições para o Comércio Global” e foi escolhido com o objetivo de conscientizar sobre o importante papel que a medição desempenha na facilitação de um comércio global justo, garantindo que os produtos atendam aos padrões, regulamentos e expectativas de qualidade do cliente.
De fato, a metrologia, a ciência da medição, tem desempenhado um papel central na descoberta e inovação científicas, na fabricação industrial, no comércio internacional, na melhoria da qualidade de vida e na proteção do ambiente global.
O projeto do Dia Mundial da Metrologia é realizado em conjunto com o Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), e com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).

Fim do conteúdo da página